domingo, 5 de abril de 2020

Nota de Falecimento:

IVANIO ELIAS LEONARDELLI, O SIMPLESMENTE “ZICO”.
Gaúcho de nascimento, catarinense de corpo e alma e um Araranguaense como poucos. Uma referência no xadrez regional. Zico foi oficialmente professor de Ciências, mas também foi cantor boêmio e um enxadrista aficionado. Nunca estudou xadrez como a maioria dos seus adversários, mas tinha técnica intuitiva e um espirito muito grande de competidor. Jamais abandonava uma luta, enquanto ainda achava que tinha chances. Era um bom perdedor, nunca desmereceu a vitória do seu oponente, mas também se deliciava quando vencia um adversário que considerava melhor. Foi um divulgador do xadrez como modalidade de ensino e combate ao Alzheimer. No cenário estadual, também fez muitos amigos enxadristas, e promoveu a primeira e única final do Catarinense Absoluto no extremo sul em 1997 realizada em Balneário Arroio do Silva, e como prêmio ganhou o também o direito de ser o primeiro do vale a disputar uma final catarinense.
Nos últimos anos ajudou a divulgar o xadrez no vale do Araranguá em rádios e jornais, e sendo campeão absoluto do primeiro torneio oficial da liga de xadrez do vale do Araranguá em 2008 aos 62 anos.
Deixou também muitos amigos jovens, que se divertiam com suas provocações divertidas que se tornaram icônicas na região. Hoje, dia 03 de abril, esse amigo faleceu aos 74 anos de complicações pós cirurgia, e deixou muita saudade. Foi um homem feliz, um enxadrista divertido, honesto, um grande pai, marido, um grande avô. Em nome de todos os enxadristas de Santa Catarina, que o conheceram ou não, deixamos aqui nossa sincera homenagem a esse enxadrista icônico da região sul do estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário: